Irã (novembro 2025)
$2459
/ Valores em Euros (parcelamento em até 10x de juros)
Roteiro
01
Dia 19 de outubro, sábado, chegada em Teerã
Dia de chegada em Teerã, capital da República Islâmica do Irã. Seguiremos para o hotel para nos acomodar e, de noite, teremos o nosso jantar de boas-vindas, onde degustaremos algumas das comidas típicas do país.
02
Dia 20 de outubro, domingo, Teerã, capital da República Islâmica do Irã
Neste primeiro dia, iniciaremos nossa expedição por alguns dos mais icônicos monumentos históricos da capital iraniana.
Logo de manhã, partiremos para o Palácio do Gulistão. Trata-se do monumento histórico mais antigo da capital iraniana. Ele abriga, em seu complexo, edifícios reais que se localizavam dentro das muralhas de adobe da Arg-e Soltanati, cidadela histórica de Teerã.
Pela tarde, descobriremos mais sobre a civilização persa no Museu Nacional do Irã, que abriga peças históricas que datam desde a antiguidade, passando por todas as eras. É o principal museu do país em termos de preservação, pesquisa e exposição arqueológicas.
03
Dia 21 de outubro, segunda-feira, Teerã
Em nosso segundo dia de passeio, pela manhã, visitaremos o Complexo do Palácio Saadabad, construído durante o período da dinastia Qajar (1789-1925). O complexo abriga 18 palácios, maiores ou menores, onde poderemos ver as peculiaridades de diferentes estilos arquitetônicos ao longo das décadas. Entre os locais que visitaremos, está a antiga residência dos últimos xás do Irã, incluindo Reza Pahlevi, figura central da história recente do país.
À tarde faremos uma visita a antiga Embaixada dos EUA em Teerã. A embaixada foi tomada durante a revolução iraniana de 1979 e se tornou um marco para a conturbada história da segunda metade do século XX. Hoje, o local foi transformado em um museu da “arrogância estadunidense”. No local conheceremos melhor a história da tomada da embaixada por estudantes iranianos que manteve dezenas de americanos como reféns por 444 dias, quando foram libertados em 1981 em um acordo dos dois países.
Ainda neste dia visitaremos o Grande Bazar da capital. O Bazar é o maior do país e possui inúmeros corredores que chegam a mais de 10 quilômetros de extensão e todo tipo de produtos iranianos, como os famosos tapetes persas, além de artesanatos em prata e cerâmica.
04
Dia 22 de outubro, terça-feira, Kashan
De manhã cedo, partiremos para Kashan. Esta cidade entre montanhas e deserto, possui alguns dos mais belos palácios de todo o Irã. Aqui teremos nosso primeiro contato com a arquitetura característica das regiões desérticas do país. Casas, palácios e mesquitas feitas de taipa, além de luxuosos recantos com fontes de água umedecendo o ar seco do deserto compõem essa paisagem encantadora.
Na cidade, visitaremos alguns dos seus esplendorosos palácios, como Boroujerdi, Tabatabayi e o Jardim Fin. Conheceremos também uma das mesquitas mais antigas do país, a Agha Bozorg. Além disso, exploraremos a casa de banho Sultan Amir Ahmad e o Bazar local, que possui uma das arquiteturas mais esplendorosas de todo o país.
Passaremos a noite em Kashan.
05
Dia 23 de outubro, quarta-feira, Maybod e Kharanaq
No caminho para Yazd, faremos algumas paradas para conhecer vilarejos que desvendam mais um pouco da história persa e demonstram a criatividade que os povos do deserto empregam para sobreviver a um ambiente tão hostil.
Nesta rota, passaremos pelo Castelo Narin, que data da era sassânida. Visitaremos ainda a vila de Maybod, com sua Torre dos Pombos, o Caravansarai Abbasi e Maybod Yakchal, um depósito de gelo milenar no meio do deserto. Finalmente, passaremos pela vila de Kharanaq, local que passa uma sensação de ser intocado pelo tempo e terminaremos no mais sagrado dos santuários do Zoroastrismo, o Templo do Fogo de Chak Chak.
Passaremos a noite em Yazd.
06
Dia 24 de outubro, quinta-feira, Yazd
Dedicamos o dia a explorar Yazd, o berço do zoroastrismo e a cidade que ainda possui o maior número de fiéis desta que é a mais antiga religião monoteísta do mundo. Exploraremos os templos e locais sagrados para os zoroastristas, como o Templo do Fogo local, onde arde o fogo sagrado desde o ano 470 DC, e também visitaremos algumas das mais belas mesquitas de todo o país, a Mesquita Jameh, construída sobre um antigo templo zoroastra no século XIII, e que tem como característica marcante seus elegantes mosaicos em azul turquesa. Além disso, veremos o Complexo Amir Chakhmaq, que concentra vários edifícios históricos em ruas estreitas com calçamento de cerâmica.
Conheceremos também, no Museu da Água, algumas das mais engenhosas e magníficas estruturas que, garantindo a umidade por meio de um complexo sistema de canais subterrâneos, possibilitam a vida das pessoas no deserto ao longo de milênios.
A noite assistiremos uma apresentação de um os esportes mais tradicionais do Irã, o Zoorkhaneh.
07
Dia 25 de outubro, sexta-feira, Saryazd e Kerman
No início do dia, partiremos para Kerman.
No caminho, conheceremos Saryazd. Esse pequeno povoado rodeado por paisagens desérticas oferece um retiro tranquilo em meio à paisagem desértica. Lá, além da fortaleza de Saryazd, uma edificação inteiramente construída em adobe que data do período sassânida, entre os séculos III e VII, visitaremos a bela mesquita de Jameh, com sua cúpula azul turquesa. No fim do dia, chegaremos a Kerman, onde passaremos a noite no hotel para descansar e se preparar para a aventura no dia seguinte.
08
Dia 26 de outubro, sábado, Deserto de Lut
O Deserto de Lut é conhecido como o lugar mais quente do mundo e é para lá que iremos neste dia (Calma! Estamos indo no outono e as temperaturas são amenas, à noite, inclusive faz frio!).
Em persa, a região é chamada Dasht-e-Loot, o que significa algo como "deserto do vazio". Não há registro de qualquer vegetação em seus 52 mil quilômetros quadrados.
Testemunharemos a beleza rara das imponentes dunas de areia e do Kaluts de Shahdad, uma das paisagens mais inóspitas do planeta, explorando este patrimônio mundial natural reconhecido pela UNESCO.
É neste deserto inabitável que passaremos a noite em tendas, apreciando as estrelas que brilham em um dos céus mais limpos de todo o mundo.
09
Dia 27 de outubro, domingo, Shiraz
Começaremos o dia com uma viagem pela rota pitoresca de Kerman a Shiraz, atravessando paisagens deslumbrantes que revelam o esplendor natural da região. No caminho, poderemos vislumbrar as montanhas escarpadas, os vales verdejantes e as estradas sinuosas que acompanham o percurso, oferecendo vistas panorâmicas a cada passo.
Ao pôr do sol, chegando a Shiraz, desfrutaremos do charme atemporal de um hotel tradicional, onde a hospitalidade persa nos aguarda.
10
Dia 28 de outubro, segunda-feira, Shiraz
Neste dia, sairemos antes das 8h para ter as melhores vistas da luz do sol atingindo as janelas de mosaico de vidro da Mesquita Nasir ol-Molk, ou “Mesquita Rosa”. Depois de apreciar e tirar fotos, exploraremos o Bazar de Shiraz, que data do século XI. Em seguida, partiremos para o Complexo Vakil, uma parada popular no deserto para comerciantes asiáticos e europeus das antigas rotas comerciais que recortaram a Ásia Central ao longo dos milênios. O complexo dispõe da Mesquita Vakil, do Balneário Vakil e do histórico Caravançarai. Visitaremos ainda a Cidadela de Karim Khan e, à noite, iremos conhecer o túmulo do Poeta Hafez, o mais importante poeta do Irã, que viveu no século XIV.
11
Dia 29 de outubro, terça-feira, Shiraz
Faremos uma excursão de um dia a partir de Shiraz para conhecer os Nômades Qashqai, que são membros de clãs compostos por diversas etnias, como persas, iuris, curdos, turcomanos e árabes, e mergulharemos em sua rica cultura e estilo de vida.
Passaremos o dia com uma família, compartilhando refeições e experiências enquanto aprendemos sobre suas tradições. Apreciaremos paisagens deslumbrantes, interagindo com as ovelhas e rebanhos, contribuindo em suas tarefas diárias.
Depois dessa experiência com os Qashqai, retornaremos a Shiraz.
12
Dia 30 de outubro, quarta-feira, Persépolis
Chegamos a um dos pontos altos de nossa viagem! Partiremos para a mundialmente famosa Persépolis, que já foi o centro do Império Persa e uma das grandes capitais do mundo antigo. As colunas imponentes, os notáveis entalhes em relevo e os enormes portões ainda impressionam, mesmo com o passar dos séculos. Andaremos por todo o complexo ouvindo as histórias e conhecendo Persépolis em todos os seus mínimos detalhes.
Depois, iremos à Necrópole Naqsh-e Rostam, onde tumbas enormes, escavadas diretamente na encosta da montanha, são a morada eterna dos grandes imperadores persas. Seguindo viagem pela região, iremos a Pasárgada (que está viva no imaginário brasileiro através do Poema “Vou-me embora pra Pasárgada” de Manuel Bandeira) e conheceremos o local de descanso final de Ciro, o Grande, fundador do primeiro Império Persa, pertencente à dinastia Aquemênida.
À noite, chegaremos em Isfahan, onde teremos nosso merecido descanso.
13
Dia 31 de outubro, quinta-feira, Isfahan
Descansados, começaremos o dia com uma visita ao quarteirão Naqsh-e Jahan, que data do século XVI e foi o epicentro da dinastia Safávida do Irã. Nele, andaremos pelos caminhos de terra, pelos pátios escondidos e pelas boutiques do Bazar Qeysariye. Nos maravilharemos com a cúpula da Mesquita Sheykh Lotfollah, o pátio encantador da Mesquita Shah e a vista do Palácio Ali Qapu! Finalmente, depois de uma rápida caminhada, chegaremos ao Palácio Chehel-Sotun, onde eram realizadas as recepções reais safávidas para dignitários estrangeiros.
Passaremos mais uma noite em Isfahan.
14
Dia 1 de novembro, sexta-feira, Isfahan
No início da manhã, conheceremos a Mesquita Jameh de Isfahan, um antigo templo do fogo zoroastrista que foi continuamente construído e alterado ao longo dos séculos.
Após o almoço, seguiremos em direção ao bairro armênio de Isfahan, onde veremos os afrescos brilhantes da Catedral de Vank em Nova Jolfa, uma fascinante mistura de arte islâmica e cristã, o que torna a Catedral uma construção única no mundo.
Ao fim do dia, andaremos pelo bairro, repleto de cafés e restaurantes, e terminaremos o dia no ponto de encontro dos locais, no rio Zayandeh Rud, sobre as lindas pontes Khaju e Si-o-Se Pol.
Teremos a noite livre para aproveitar nossos últimos momentos de passeio em Isfahan.
15
Dia 2 de novembro, fim da viagem
Em nosso último dia, voltaremos para Teerã. Aconselhamos que escolham voos de volta à noite ou para o dia seguinte, já que a viagem para Teerã durará cerca de 6 horas. Isfahan também possui um aeroporto internacional, mas tem opções bem mais reduzidas.