China (Novembro 2024)
$2699
/ Valores em Euros (parcelamento em até 6x sem juros)
- 15 dias e 14 noites
- 16+
Roteiro
01
Dia 1, Pequim
Dia de chegada à República Popular da China e jantar de boas-vindas no famoso restaurante de pato de Pequim Quanjuede, cujo legado culinário se confunde com a história do próprio país! Sua maior filial funciona em um local escolhido a dedo pelo próprio líder revolucionário Chou En-Lai, por muitos anos o segundo no comando após Mao Tsé-Tung.
02
Dia 2, Pequim
Neste dia, realizaremos a visita àquele que é considerado o trecho mais bonito da Grande Muralha da China, o trecho de Jinshanling, um pouco mais afastado de Pequim. Serão 4 quilômetros de caminhada sobre a muralha, no qual poderemos apreciar algumas das mais belas paisagens que esta estrutura milenar pode oferecer. O trajeto de ida e volta será realizado em micro-ônibus.
03
Dia 3, Pequim
Visita ao Palácio de Verão dos imperadores chineses. Começaremos nosso passeio pelas ruínas do antigo Palácio de Verão, destruído pelas tropas britânicas e francesas durante a Segunda Guerra do Ópio, em um dos mais graves episódios do Século de Humilhação. Este complexo, que representou o auge da arte de construção de jardins na China, foi saqueado como alerta aos imperadores chineses que tentavam resistir ao imperialismo ocidental. Os objetos roubados do palácio hoje estão espalhados em 47 diferentes museus no mundo, segundo a UNESCO.
Em seguida, visitaremos o magnífico Novo Palácio de Verão, resultado dos sonhos megalomaníacos da Imperatriz Cixi. Seus inúmeros pavilhões, construídos em perfeita harmonia com os jardins e os lagos, formam, sem dúvida, um dos complexos palacianos mais belos do mundo.
04
Dia 4, Pequim
Pela manhã, visitaremos o Salão Memorial do Presidente Mao, que serve como seu mausoléu, onde poderemos ver os restos mortais do líder da Revolução Chinesa. (É preciso obedecer a um código de vestimenta, roupas curtas ou chinelos não são permitidos e haverá fila).
Em seguida, passearemos pela região da Praça Tiananmen, uma das maiores do mundo, para então, seguir com a visita ao Grande Salão do Povo. Trata-se da impressionante sede da Assembléia Nacional do Povo, além de ser o local de realização dos Congressos do Partido Comunista da China. (sujeito a disponibilidade, pois o salão só fica aberto para visitação caso não esteja sendo utilizado para cerimônias oficiais).
De tarde, partiremos para a Ponte Marco Polo, ou Ponte Lugou, ao Oeste da capital chinesa. Essa ponte histórica com mais de 800 anos se tornou mundialmente famosa por ser o palco para o incidente que marcaria o início da Segunda Guerra Mundial no Oriente, precipitando a invasão da China pelo Japão. Na região, visitaremos o Forte Wanping, uma construção do século XVII, onde ocorreu a primeira batalha da guerra de ocupação japonesa. No território da fortaleza está localizado o Museu da Guerra de Resistência do Povo Chinês Contra a Agressão Japonesa, onde conheceremos melhor sobre essa faceta tão pouco discutida no Ocidente do maior conflito global da história.
Próximo a Ponte Marco Polo faremos uma visita ao Museu da resistência à ocupação japonesa.
05
Dia 5, Pequim
Na primeira metade do dia, partiremos para o Museu Militar da Revolução Popular Chinesa que apresenta uma grandiosa exposição, reinaugurada nos últimos anos após um longo período de reforma, sobre a história militar chinesa ao longo de todo o Século XX. O prédio do museu é um dos Dez Grandes Edifícios, construídos na década de 1950 para comemorar os dez anos de fundação da República Popular e tem clara inspiração na arquitetura stalinista, cujos maiores exemplos são as Sete Irmãs de Moscou.
Após o almoço, realizaremos uma visita à Cidade Proibida, sede da administração imperial chinesa por mais de 500 anos, até ser convertida em um museu no início do século XX. Logo na entrada, veremos o icônico retrato de Mao Tsé-Tung que ainda recebe os visitantes sobre o portão da Cidade Proibida, cuja imagem está estampada no brasão da República Popular da China. Em seguida, passearemos pelos inúmeros templos e pavilhões que compõem aquele que foi o centro do Império do Meio.
06
Dia 6, Pequim
Pela manhã, faremos uma visita ao Museu Nacional da China, o mais importante do país, formado pela junção de duas instituições: o Museu da Revolução Chinesa e o Museu Nacional da História Chinesa. Nele, conheceremos a história desta civilização milenar, com destaque para o longo processo revolucionário que levou ao estabelecimento do socialismo com características chinesas.
Pela tarde, faremos uma visita ao Museu do Partido Comunista da China, inaugurado em 2021 para a ocasião do centenário da fundação do PCC.
07
Dia 7, Viagem para Xangai
Partiremos, de manhã, em um trem de alta velocidade para Xangai.
Fim de tarde e noite livres em Xangai.
08
Dia 8, Xangai
Pela manhã, iremos até o Museu do Local do Primeiro Congresso do Partido Comunista da China, localizado em um antigo shikumen, tipo de edifício típico de Xangai, misturando influências ocidentais e tradicionais chinesas. Lá, conheceremos as origens do PCC, a partir da história de sua fundação, em 1921.
Em seguida, faremos uma visita ao Centro Artístico de Pôsteres Propagandísticos que abriga a maior coleção privada de pôsteres chineses, principalmente do período da Revolução Cultural.
No fim da tarde, faremos uma promenada no Bund (Wai Tan), na beira do rio, para apreciar o famoso skyline de Xangai, além de alguns edifícios históricos.
09
Dia 9 - Xangai e Jiaxing
Partiremos, de manhã, para a cidade histórica de Jiaxing, um dos berços do Partido Comunista da China. Lá conheceremos o Barco Memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China, uma réplica fiel da embarcação original que abrigou a reunião ilegal de membros do PCC, ocorrida nesse mesmo local, em julho de 1921.
Visitaremos ainda o centro histórico de Jiaxing, uma das famosas cidades aquáticas chinesas.
10
Dia 10, Viagem de Xangai para Zhangjiajie
Manhã livre em Xangai.
Deixaremos as malas prontas no hotel e a tarde partiremos em vôo para Zhangjiajie.
11
Dia 11 - Zhangjiajie
Zhangjiajie é uma cidade no Norte da província de Hunan, um parque florestal de mesmo nome. Dedicaremos o dia a explorar esse parque que foi declarado, em 1992, como parte do patrimônio natural da humanidade reconhecido pela UNESCO. A porção do parque denominada como Wulingyuan é famosa por seus pilares de quartzito, compondo uma das paisagens mais impressionantes do planeta!
12
Dia 12, Zhangjiajie e viagem para Changsha
A Montanha Tianmen é uma das paisagens chinesas que mais viralizou nas redes sociais. Ela é famosa pela imensa escadaria que leva até um portal natural na rocha, cujo formato inspirou o nome que significa Porta do Céu. No caminho, além de utilizar um dos mais longos teleféricos do mundo, de onde se pode apreciar a estrada que serpenteia pela formação montanhosa, ainda veremos um belíssimo templo budista restaurado ao pé da montanha.
No final da tarde seguiremos viagem para Changsha. Serão 320km de ônibus em 4 horas de viagem.
13
Dia 13, Changsha, próximo de Shaoshan, a cidade de Mao
De manhã partiremos para a antiga Residência de Mao Zedong, em Shaoshan, que abriga um museu memorial no local de nascimento do Grande Timoneiro, além da caverna Di Shui, onde ficava uma de suas residências oficiais, estabelecida já depois dele se tornar o líder do país.
A tarde faremos uma visita à antiga Residência de Liu Shaoqi, líder revolucionário que por muito tempo foi considerado o sucessor de Mao, atrás apenas de Chou En Lai. Durante a Revolução Cultural, Liu caiu em desgraça e só seria reabilitado no início da década de 1980, mais de dez anos após a sua morte.
Ao fim da tarde, visitaremos a imponente estátua do jovem Mao Zedong, na Ilha Laranja.
14
Dia 14, Changsha para Pequim
Pela manhã partiremos em um vôo de volta para Pequim.
Dia livre em Pequim.
15
Dia 15, Pequim - Fim da viagem
Dia de nos despedirmos.
O checkout do hotel até às 12:00 e faremos o transfer para aqueles que escolheram o vôo indicado por nossa agência.