Geórgia e Armênia + Opção Azerbaijão (Julho 2025)
$2499
/ Valores em Euros (parcelamento em até 10x sem juros)
- 16 Dias
- 18+
Roteiro
01
Dia 1 - Tbilisi
Chegada em Tbilisi e transfer do aeroporto.
Jantar de Boas-Vindas (A depender do horário de chegada, o jantar de boas-vindas será transferido para o almoço do dia seguinte).
02
Dia 2 - Tbilisi, capital da Geórgia
Walking tour pela capital georgiana, que já foi um dos centros urbanos mais movimentados da região e também um importante foco de atividade revolucionária durante o Império Russo. Hoje, é notável a guinada que a pátria-mãe de Stalin deu em direção ao Ocidente, mas qualquer viajante atento pode perceber as contradições geradas por esse processo.
Nesse dia, visitaremos os principais pontos turísticos da cidade, como a Cidade Velha, a fortaleza medieval de Narikala, o Teatro de Marionetes de Rezo Gabriadze e o bairro de banhos sulfúricos Abanatubani. Porém, não deixaremos de lado aqueles lugares menos visitados, que nos remetem ao passado soviético da Geórgia, como uma tipografia ilegal bolchevique, hoje administrada pelo que restou do Partido Comunista local. Terminaremos o dia na feirinha de antiguidades da Ponte Seca, onde é possível encontrar toda sorte de memorabilia soviética.
03
Dia 3 - Região de vinhedos da Kakhetia
Nossa primeira day-trip é para a Kakhetia, berço da produção vinícola georgiana que remonta a 8 mil anos, fazendo com que o Cáucaso seja a região de mais antiga produção de vinhos. Nosso passeio começa na assim chamada Cidade do Amor, Sighnaghi, que fica sobre um morro de onde podemos apreciar o Vale de Alazan e a cordilheira do Grande Cáucaso, e é cercada por uma muralha medieval. Seguiremos para Kvareli, onde visitaremos um imenso túnel escavado pela companhia soviética do Metrô de Tbilisi diretamente na montanha, com o propósito de servir como bunker anti-nuclear, mas que ainda no período socialista foi convertido na maior cave de vinhos da Geórgia. Após uma degustação de vinhos locais, terminaremos com um almoço digno dos melhores banquetes georgianos, em um vinhedo familiar da Kakhetia, com vinho e comida à vontade.
04
Dia 4 - Mtskheta e Gori (cidade natal de Stálin)
Neste dia, nosso destino é Gori, cidade natal do líder soviético Iossif Stalin. No caminho, faremos uma parada na antiga capital histórica da Geórgia, Mtskheta, para visitar um mosteiro de 1700 anos, além das pitorescas ruas desta pequena vila protegida como patrimônio universal pela UNESCO. Seguiremos, então, para Gori, onde visitaremos o Museu Stalin, totalmente dedicado à história desse que é o filho mais célebre, e polêmico, da Geórgia. Teremos ainda a oportunidade de visitar a casa onde nasceu Stálin e o vagão de trem original que ele utilizou durante a Grande Guerra Patriótica, além de ver alguns dos raros monumentos que restaram do líder soviético.
05
Dia 5 - Kutaisi e Tskhaltubo
Passaremos uma noite fora da capital georgiana, na estação de águas de Tskhaltubo, um dos destinos de férias mais disputado de toda a União Soviética! No caminho, faremos uma breve visita à Kutaisi, terceira maior cidade da Geórgia, e região natal do poeta e revolucionário Vladimir Mayakovsky, cuja casa-museu visitaremos. Após uma parada em uma kebaberia soviética que funciona desde a década de 1950, famosa em toda a Geórgia, seguiremos para a estância termal de Tskhaltubo.
Em Tskhaltubo, nos hospedaremos em um antigo e luxuoso sanatório (na URSS, a palavra sanatório designava um complexo de hotelaria que oferecia tratamentos de saúde), que antes atendia ao Exército Vermelho, e onde Stálin chegou a se hospedar. Visitaremos ainda o prédio arruinado onde se hospedou Stálin e o que restou de seu quarto.
06
Dia 6 - Estação de Águas de Tskhaltubo
Neste dia, poderemos fazer tratamentos com águas minerais na fonte número 6, a melhor e mais preservada das antigas estações de águas de Tskhaltubo, que chegou a ser frequentada pelo próprio Stálin. (Tratamentos não incluídos) O líder soviético está retratado em um relevo preservado na entrada do complexo. Exploraremos, ainda, as ruínas suntuosas dos inúmeros hotéis e sanatórios que, no período soviético, se assemelhavam a palácios e recebiam trabalhadores de toda a União. No fim da tarde, retornaremos à Tbilisi
07
Dia 7 - Cordilheira do Cáucaso em Kazbegi
Em mais uma day-trip a partir de Tbilisi, partiremos para Stepantsminda, antiga Kazbegi, no coração do Cáucaso, através da Estrada Militar Georgiana, uma rota que corta as montanhas ligando a Geórgia e a Rússia. No caminho, visitaremos uma fortaleza medieval, além do pitoresco monumento de amizade russo-georgiana, uma pérola do modernismo soviético cravada nas montanhas do Cáucaso. Em Kazbegi, subiremos até o mosteiro de Gergeti, de onde se pode apreciar a impressionante vista das montanhas e o icônico monte Kazbek. Além disso, visitaremos o pequeno museu dedicado ao escritor Aleksandr Kazbegi, autor de “O Patricida”, romance do século XIX, do qual Stálin retirou seu apelido de juventude, Koba.
08
Dia 8 - Tbilisi e Rustavi
Começaremos o dia partindo rumo à cidade modelo stalinista de Rustavi, construída ao redor de uma imensa fábrica metalúrgica. O local ainda preserva algumas glórias do passado socialista, com sua arquitetura tipicamente stalinista, grandiosas praças, parques e centro urbano planejado.
Após o almoço, visitaremos o Parque Vakhe, no bairro favorito da intelligentsia de Tbilisi, que contém algumas ruínas do período socialista, como a imensa estátua da Vitória. No fim do dia, conheceremos o metrô de Tbilisi, o quarto sistema de metropolitanos inaugurado na URSS.
09
Dia 9 - Tbilisi
Em nosso último dia na capital georgiana, teremos um tempo livre. De noite, nos reuniremos na Estação de Trem de Tbilisi para partir para Ierevan, na Armênia. O trajeto entre as capitais realizaremos na segunda classe de um trem tipicamente soviético. A viagem ocorrerá durante a noite, mas os passageiros poderão descansar nas camas de suas cabines.
10
Dia 10 - Capital da Armênia, Ierevan
A capital da Armênia é uma verdadeira jóia do urbanismo soviético das décadas de 1920 e 1930. O centro planejado de Ierevan é o magnum opus do arquiteto Aleksandr Tamanyan, cuja obra é o exemplo mais característico do assim chamado estilo stalinista de características armênias.
Neste primeiro dia, teremos a manhã livre. Durante a tarde visitaremos a colossal Cascata de Ierevan, uma escadaria construída, porém não finalizada, para marcar o jubileu de 60 anos da Armênia soviética, além de termos a oportunidade de adquirir antiguidades soviéticas na famosa feirinha Vernisazh.
11
Dia 11 - Patrimônios da Humanidade Garni, Geghardt e Ierevan
Neste segundo dia na Armênia, partiremos para os arredores de Ierevan, onde visitaremos alguns monumentos da humanidade protegidos pela UNESCO: Garni, um templo pagão sobre um vale e Geghardt, um mosteiro medieval escavado na rocha. Além disso, iremos até a Sinfonia das Pedras, uma formação rochosa em um vale que constitui uma das mais impressionantes belezas naturais do Cáucaso. Terminaremos o dia de volta à Ierevan, onde visitaremos o memorial do Genocídio Armênio e o Complexo Musical Esportivo Karen Demerchyan, dois ícones arquitetônicos do modernismo socialista. No memorial, conheceremos melhor a história desse genocídio que marcou o início do século XX e suas reberverações para a Armênia soviética.
12
Dia 12 - Ierevan
Em mais um dia em Ierevan, teremos a oportunidade de provar iguarias armênias no mercado popular GUM, além de degustar vinhos e conhaques na visita à lendária fábrica de bebidas de Ierevan. Lá, conheceremos a história do local, veremos barris históricos que tinham sido designados para serem abertos no aniversário da Revolução e ainda provaremos um vinho madeira da safra de 1924, ano de falecimento de Vladimir Lênin! Seguiremos então para um passeio a pé pelos principais pontos do centro, onde veremos alguns monumentos soviéticos de lideranças revolucionárias locais e poderemos apreciar a grandiosidade da arquitetura stalinista de caráter nacional armênio na Praça da República.
De acordo com as condições climáticas, visitaremos pela tarde o mosteiro medieval de Khor Virap, de onde se abre uma vista privilegiada para aquele que é o símbolo maior da Armênia e local de particular importância religiosa, o monte Ararat. Hoje, essa montanha se localiza em território turco, mas, em dias claros, pode ser avistada até mesmo de Ierevan.
13
Dia 13 - Sardaparat e Giumri (Leninakan)
Partiremos, então, para uma jornada pelo interior da Armênia, de onde poderemos observar as montanhas e os antigos complexos industriais soviéticos abandonados.
Nossa primeira parada é Sardaparat, onde veremos um imponente memorial soviético rememorando uma importante batalha da Primeira Guerra Mundial, cuja vitória armênia foi responsável por impedir o avanço otomano no contexto do genocídio. Em seguida, partiremos para Giumri, antiga Leninakan, segunda maior cidade da república. Entre outras atrações, visitaremos o museu Merkúrov, dedicado a um dos maiores escultores soviéticos. A peculiar coleção apresenta uma das especialidades singulares do artista: máscaras mortuárias de figuras célebres da URSS, como os expoentes da cultura Mayakovsky, Gorky e Eisenstein, ou os revolucionários Dimitrov, Dzerjinsky e até mesmo Lênin! Terminaremos esse dia degustando esturjões, trutas e caviar no mais famoso restaurante de peixes do país, à sombra da Base Militar Russa de Giumri.
14
Dia 14 - Stepanavan e Alaverdi
Seguiremos em nossa jornada revolucionária até Stepanavan, cidade natal de uma liderança caucasiana menos conhecida, mas não menos importante, o líder da lendária Comuna de Baku, Stepan Shaumian. Lá visitaremos o museu que abriga a casa original onde viveu o bolchevique armênio. Observaremos ainda, os belos cânions da região. Nossa próxima parada é Alaverdi, uma pequena, porém impressionante cidadela industrial localizada em um vale. A paisagem fabril apresenta toda a ambição do projeto soviético, hoje abandonado. Nesta cidade, terra natal do veterano bolchevique Anastas Mikoyan, conheceremos a história deste que entrou para a história como o único político soviético ativo de Ilitch (Lênin) a Ilitch (Brejnev).
15
Dia 15 - Dilijan, Lago Sevan e Ierevan
De manhã, partiremos rumo à Ierevan, mas sem deixar de fazer algumas importantes paradas no caminho: primeiramente, Dilijan, uma estância turística nas montanhas que já foi um dos destinos de descanso mais disputados da União Soviética e, em segundo lugar, apreciaremos a beleza plácida do Lago Sevan, o maior do país e um dos de maior altitude do mundo.
Nossa última tarde em Ierevan será livre.
16
Dia 16 - Partida de Ierevan
Em nosso último dia, ofereceremos transporte ao aeroporto para aqueles que adquiriram voos a partir de Ierevan e organizaremos a ida para a Geórgia daqueles que optaram por voos desde Tbilisi.