Rússia – 80 anos da Vitória sobre o Nazismo (Maio de 2025)
$2399
/ Valores em Euros (parcelamento em até 10x sem juros)
- 15
- 16+
Roteiro
01
Dia 5 de Maio, segunda-feira
Chegada em Moscou, antiga capital da União Soviética e jantar de boas-vindas (a depender da hora de chegada do voo sugerido, o jantar pode ser realizado no dia seguinte).
02
Dia 6 de Maio, terça-feira, Moscou
Logo em nosso primeiro dia, iniciaremos nossa imersão na história da Grande Guerra Patriótica. Para tanto, faremos uma incursão aos arredores de Moscou, onde visitaremos a polêmica Catedral das Forças Armadas da Rússia. Esta catedral ortodoxa se destaca pelos imensos mosaicos que representam soldados da história russa, com destaque para aqueles do Exército Vermelho que combateram na Grande Guerra Patriótica. Há muita simbologia em torno da arquitetura do templo. Talvez, uma das curiosidades que mais chama atenção seja o fato de que o chão e as escadarias da catedral são feitos com metal fundido de tanques alemães que participaram da invasão da União Soviética. Entre as polêmicas que marcaram a construção do edifício estão o fato de símbolos militares com a foice e o martelo estarem presentes em seu interior, que é algo sensível para a Igreja Ortodoxa, com a qual o Estado soviético teve uma relação turbulenta. Além disso, o projeto inicial já abandonado da catedral, figurava um mosaico representando Vladimir Pútin e outros políticos da atualidade, o que também foi motivo de grandes discussões.
Para além da Catedral das Forças Armadas, ainda visitaremos um museu multimídia dedicado à História da Grande Guerra Patriótica, onde teremos nosso primeiro contato com os eventos que marcaram a longa trajetória até a vitória sobre o fascismo. Veremos ainda, maquetes em tamanho real representando vilas soviéticas arruinadas pelos invasores, com diversos equipamentos militares originais, que nos dão a sensação de proximidade com a história.
03
Dia 7 de Maio, quarta-feira, Moscou
Em nosso segundo dia de viagem, visitaremos o parque VDNKh, sigla para Exposição das Conquistas Econômicas Populares, um imenso complexo com mais de 70 pavilhões em estilo arquitetônico stalinista, construído inteiramente para sediar uma mostra dedicada à agricultura e outras atividades econômicas na URSS. Entraremos em diversos dos pavilhões monumentais, como os pavilhões nacionais, dedicados a ex-repúblicas soviéticas como Armênia, Cazaquistão e Bielorrússia, assim como aqueles que representavam ramos da economia. Além da visita a estes edifícios grandiosos, veremos as impressionantes fontes do parque, incluindo a icônica Fonte da Amizade dos Povos, além dos suntuosos jardins. Veremos ainda, exposições dedicadas à conquista do Cosmos pela URSS, no maior dos pavilhões do VDNKh, além de uma imensa maquete de Moscou, por meio da qual poderemos compreender melhor a cidade. Finalmente, uma visita ao VDNKh não seria completa sem passar por mais dois marcos da arquitetura monumental soviética: o monumento do Operário e da Camponesa de Kolkhoz, de autoria de Vera Múkhina, e o obelisco de titânio aos Conquistadores do Cosmos.
04
Dia 8 de Maio, quinta-feira, de Moscou a Stalingrado
Pela manhã, pegaremos um voo para Stalingrado, cidade palco da maior batalha da História. Já neste primeiro dia, faremos um passeio a pé pelos principais pontos do centro da cidade, como a grandiosa estação de trem, que, durante a Batalha de Stalingrado, chegou a trocar de mãos entre soviéticos e alemães 14 vezes, em um período de apenas 6 horas e a monumental Alameda dos Heróis, construída por prisioneiros de guerra alemães, de onde poderemos observar o Rio Volga. No caminho, veremos ainda parte do equipamento militar que desfilará na parada do dia seguinte. Visitaremos ainda o Museu Pamyat, que fica nos porões da antiga loja de departamentos de Stalingrado,e que serviu de quartel-general para os alemães durante a Batalha. É neste local que o marechal Paulus assinou a rendição do Sexto Exército da Wehrmacht, marcando a primeira rendição de um exército alemão na História.
Pela noite, visitaremos o Planetário de Stalingrado, que foi um presente da Alemanha Oriental para a cidade na ocasião do aniversário de 70 anos de Stálin. Além de detalhes curiosos da arquitetura, como representações de bandeiras da DDR e a última estátua de autoria da escultora Vera Múkhina, escultora favorita de Stálin, veremos o interior do edifício, onde há um mosaico representando o generalíssimo. Esse mosaico de Stálin foi escondido pelos funcionários do observatório durante o período de desestalinização, quando a imagem do antigo líder soviético foi retirada do espaço público, e redescoberto apenas recentemente. De acordo com a disponibilidade, poderemos assistir a uma sessão do planetário.
05
Dia 9 de Maio, sexta-feira, Dia da Vitória em Stalingrado
Chegamos ao ponto alto de nossa viagem! O Dia da Vitória é o principal feriado da Rússia contemporânea, reconhecido em todo o mundo pelos grandiosos desfiles militares realizados todos os anos nas principais cidades do país. Como a presença de visitantes na Praça Vermelha, onde ocorre a maior parada da Rússia, é restrita, assistiremos ao evento da cidade de Stalingrado, palco da maior batalha da História. Veremos o desfile de soldados, blindados, tanques e outros equipamentos militares históricos e contemporâneos. Após o fim da parada, percorreremos as ruas da cidade, junto ao Regimento Imortal, uma marcha popular na qual os cidadãos carregam retratos de seus parentes veteranos da Grande Guerra Patriótica e que percorre todo o centro até o memorial de guerra de Mamayev Kurgan, o principal da Rússia. Pela tarde, passearemos pela cidade, acompanhando as diversas comemorações deste dia festivo. Ao fim do dia, assistiremos a uma impressionante instalação de som e luzes que projetará imagens sobre a maior estátua representando uma figura feminina do mundo, A Pátria Mãe Chama!
06
Dia 10 de Maio, sábado, de Stalingrado a Leningrado
De manhã, visitaremos o Museu Panorama da Batalha de Stalingrado, um dos principais museus de guerra da Rússia. Além de objetos históricos, como um rifle que pertenceu à sniper Liudmila Pavlitchenko e a espada de Stalingrado, presente do Rei George VI da Inglaterra à cidade, veremos o monumental panorama da Batalha de Stalingrado. Trata-se de uma pintura da altura de uma parede, em 360 graus, representando uma cena imersiva da batalha, com ponto de vista a partir do topo do morro de Mamayev Kurgan.
Por volta da hora do almoço, tomaremos nosso voo rumo à Leningrado.
Logo na chegada à capital imperial, visitaremos o Monumento aos Heróicos Defensores de Leningrado, dedicado a todos aqueles que sofreram o terrível cerco de quase 900 dias imposto pelos invasores alemães sobre a cidade. Lá, conheceremos melhor a história do cerco em um pequeno museu localizado embaixo do monumento. Em seguida, faremos um curto passeio pela Avenida Moskovsky, maior marco da arquitetura stalinista em Leningrado. Além de fotografarmos um dos mais belos monumentos de Lênin, provaremos pirojkis (pãezinhos rechados) em uma lanchonete do período soviético.
07
Dia 11 de Maio, domingo, Leningrado
Começaremos o dia com um passeio, no qual veremos o monumento do Cavaleiro de Bronze, homenagem de Catarina, a Grande, para Pedro, o Grande e a Catedral de São Isaac, uma das mais grandiosas de São Petersburgo. Quem tiver disposição, poderá subir os 262 degraus até a colunada do templo, de onde se abre uma bela vista do centro de São Petersburgo. Em seguida, realizaremos a visita ao museu Hermitage, um dos maiores e o que possui o mais numeroso acervo do planeta. Localizado no antigo Palácio de Inverno dos Czares, o museu é simplesmente deslumbrante. Para além das salas palaciais, das importantes obras de arte, dos objetos históricos e arqueológicos, o Hermitage é parte integral da história da Revolução Russa. Conheceremos todas as facetas desta que é, sem dúvida, a principal atração da cidade de São Petersburgo.
Pela tarde, visitaremos a mais deslumbrante igreja da cidade, a Igreja do Sangue Derramado, construída no local em que o imperador Alexandre II sofreu um atentado pelas mãos do grupo socialista radical Vontade do Povo na segunda metade do século XIX.
Na madrugada deste dia, teremos mais um passeio opcional. Todas as noites, a partir da uma da manhã, as pontes sobre o Rio Neva começam a se abrir para permitir a passagem de grandes embarcações. No verão, esse espetáculo inusitado atrai diversos turistas que enchem o rio de barcos. Observaremos a abertura das pontes a partir de uma embarcação equipada com um bar e que percorrerá o rio durante cerca de 2 horas e 45 minutos, a partir das 23h50. O custo deve variar entre 20 e 30 euros por pessoa, de acordo com o número de interessados.
08
Dia 12 de Maio, segunda-feira, Leningrado
Dia livre em São Petersburgo/Leningrado.
09
Dia 13 de Maio, terça-feira, Leningrado
Pela manhã, tomaremos um barco soviético Meteoro para cruzar o golfo da Finlândia até o complexo palacial de Petergoff, na beira do Mar Báltico. No caminho, poderemos observar a paisagem industrial do Porto de São Petersburgo. Chegando em nosso destino, além dos impressionantes interiores do Palácio de Verão dos Czares da Rússia, veremos os suntuosos jardins e suas fontes, que competem em grandiosidade com Versalhes. Conheceremos a história do local e de sua reconstrução ao longo de décadas, com destaque para o período de ocupação nazista, durante o Cerco de Leningrado, que deixou o complexo totalmente arruinado.
Após nosso retorno para São Petersburgo, teremos a tarde livre para descanso, com a possibilidade de uma visita opcional à Nova Holanda, uma ilha artificial criada por Pedro, o Grande, que ao longo da história já serviu como estaleiro, prisão e base militar, e hoje abriga um dos parques mais populares da cidade.
10
Dia 14 de Maio, quarta-feira, de Leningrado
Neste dia, faremos um passeio a pé e de metrô pelos principais pontos do centro histórico da capital imperial da Rússia, percorrendo, ainda, locais ligados à História da Revolução de Outubro, também conhecida como Revolução Russa. Nossa caminhada começa na Praça Lênin, onde está localizada a Estação Finlândia, famosa por causa do livro Rumo à Estação Finlândia do pensador americano Edmund Wilson. É nessa estação que Lênin chegou em abril de 1917 para mudar os rumos da Revolução. Após ver um dos trens originais que transportou Lênin, seguiremos rumo ao Cruzador Aurora, belonave símbolo do processo revolucionário de Outubro. Visitaremos, então, esse barco militar que foi uma peça chave da Revolução, tendo ainda participado de outros episódios da História da Rússia. Em seguida, faremos um curta caminhada até a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, passando por mais alguns pontos de interesse, como a Mesquita de São Petersburgo e a mansão da bailarina Kshesinskaya, que foi o primeiro quartel-general dos bolcheviques, em 1917. Na fortaleza, visitaremos o museu da prisão do bastião Trubetskoi, conhecida como a Bastilha da Rússia. Por suas celas, destinadas aos inimigos dos Czares, passaram inúmeras figuras ilustres, como Dostoyevsky, Gorky, Trotsky, Tchernishevsky e Alexandr Ulianov, irmão de Lênin.
Ao fim do dia, pegaremos o expresso noturno para Moscou. Os vagões estão equipados com cama para os passageiros passarem a noite confortavelmente.
11
Dia 15 de Maio, quinta-feira, Moscou
Chegada pela manhã em Moscou. Após deixar as bagagens no hotel, partiremos para os arredores de Moscou, onde visitaremos o parque Gorki Leninskie, totalmente dedicado ao líder máximo da Revolução de Outubro, Vladimir Lênin. No local, visitaremos três museus que contam a história do dirigente bolchevique: em primeiro lugar, o Museu de História Política, que apresenta o pensamento leninista; em seguida, a casa em que Lênin faleceu, onde conheceremos detalhes sobre os últimos anos de vida do líder revolucionário; e, finalmente, o Museu Escritório de Lênin, que apresenta uma reconstrução, com os móveis originais, dos apartamentos privativos e dos locais de trabalho utilizados pelo fundador da União Soviética no Kremlin. Passearemos ainda pelos extensos jardins do parque, onde Lênin costumava fazer suas tão apreciadas caminhadas. Como curiosidade, ainda veremos o carro que era utilizado por Vladimir Ilich para se locomover até o Kremlin, no centro de Moscou.
12
Dia 16 de Maio, sexta-feira, Moscou
Neste dia, começaremos o passeio com uma visita ao Museu das Forças Armadas. Além de conhecer um pouco mais da história militar da Rússia, veremos objetos históricos únicos, como os restos do avião espião estadunidense U-2, centro de uma crise durante a Guerra Fria, a águia de bronze que ficava sobre a Chancelaria do Reich em Berlim, hoje exposta no chão do museu como um troféu de guerra, e o estandarte da vitória original que foi estendido sobre o Reichstag e eternizado pela foto de Ievgueny Khaldei.
Pela tarde, realizaremos um passeio da Catedral de Cristo Salvador, cuja história de destruição e reconstrução está intimamente ligada ao período soviético, passando pela ilha Bolotnaya, onde fica a antiga Fábrica de Chocolate Outubro Vermelho e o polêmico monumento de Pedro, o Grande, até o Parque Gorky, onde almoçaremos. Em seguida, caminharemos pelo Muzeon, também conhecido como Parque das Estátuas Caídas, onde poderemos ver diversos monumentos soviéticos que foram retirados de seus locais originais após o fim da URSS, incluindo estátuas raras representando Stálin e o monumento original de Felix Dzerjinsky que antes ficava na Praça Lubianka em frente ao edifício da KGB. Terminaremos o dia com uma visita livre à Galeria Nova Tretyakovskaya, dedicada à arte do século XX, principalmente às vanguardas russas e ao realismo socialista.
13
Dia 17 de Maio, sábado, Moscou
Nesta manhã de sábado, visitaremos o Bunker de Stálin, de onde o líder soviético comandou as operações de defesa da capital soviética nos dias mais tensos da Guerra, quando Moscou estava sendo cercada pelo invasor nazista. Este bunker pouco visitado fica localizado embaixo de um estádio de futebol que foi construído precisamente para disfarçar a escolha do local de abrigo da cúpula soviética em situações de emergência. Lá, conheceremos detalhes intrigantes sobre este local inusitado e veremos a sala de reuniões utilizada pelo supremo comando das Forças Armadas soviéticas, além dos aposentos do generalíssimo Stálin.
Em seguida, faremos um passeio pela feirinha Vernisazh de Izmailovo, onde além de poder adquirir souvenires clássicos, como matrioshkas, ovos fabergé ou ushankas, é possível encontrar toda sorte de memorabilia soviética, como medalhas, pins, uniformes e bandeiras, além de outras antiguidades.
Na segunda metade do dia, visitaremos o Museu da Vitória, o mais importante museu dedicado à Grande Guerra Patriótica na Rússia. Lá conheceremos a história da Segunda Guerra Mundial pelo ponto de vista do fronte oriental. Descobriremos 6 dioramas representando as principais batalhas, como a de Stalingrado e o cerco de Leningrado, e caminharemos por salões memoriais grandiosos. Uma projeção na cúpula do edifício conta sobre a longa trajetória percorrida pela URSS para expulsar o invasor nazista. Há também uma exposição ao ar livre de equipamento militar, incluindo tanques, navios, aviões e até um trem blindado.
14
Dia 18 de Maio, domingo, Moscou
Pela manhã, visitaremos o mausoléu de Lênin, onde o líder da Revolução de 1917 está embalsamado. Veremos ainda a Necrópole do Kremlin, que abriga os restos mortais de figuras ilustres da história soviética, como Stálin, Gagarin e Júkov.
Dedicaremos o resto do dia à Praça Vermelha e seus arredores, onde conheceremos alguns dos principais monumentos da Rússia. Visitaremos ainda o centro comercial GUM, além do moderno Parque Zaryade. Após um passeio pelo centro da cidade, onde veremos a Rua Nikolskaya, a Praça Lubianka, a sede da antiga KGB, atual FSB, a loja de departamentos soviética Mundo das Crianças e o Teatro Bolshoi, seguiremos pelos Jardins de Alexandre para realizar a visita do Kremlin de Moscou.
No Kremlin, centro de poder da Rússia desde os tempos dos czares, passando pelo período soviético, até a atualidade, concentraremos nossa visita na Praça Velha. Nela, estão as principais catedrais da Rússia, datando dos séculos XV e XVI, incluindo o templo que abriga os restos mortais de grandes príncipes e czares, como Ivan, o Terrível, e o local de coroação dos Imperadores russos. Veremos ainda o maior canhão e o maior sino do mundo, além de passear pelos jardins da mais importante fortaleza da Rússia.
15
Dia 19 de Maio, segunda-feira, Moscou
Dia livre em Moscou.
16
Dia 20 de Maio, terça-feira, Partida de Moscou
Em nosso último dia, ofereceremos transporte ao aeroporto para aqueles que adquiriram o voo sugerido a partir de Moscou.