Rússia e Belarus (Agosto 2024)
$2299
/ Valores em Euros (parcelamento em até 10x sem juros)
- Menores de 18 só acompanhado de responsáveis
Roteiro
01
Dia 11 de Agosto, domingo, Moscou
Chegada em Moscou, antiga capital da União Soviética, e jantar de boas-vindas (a depender da hora de chegada do voo sugerido, o jantar pode ser realizado no dia seguinte).
02
Dia 12 de Agosto, segunda-feira, Moscou
De manhã, visitaremos a maior feira de souvenires da cidade, a Vernisazh de Izmaylovo. Lá, poderemos fazer uma parada para o almoço, em uma barraca de shashlyk, típico churrasquinho russo.
Pela tarde de nosso primeiro dia, realizaremos um passeio da Catedral de Cristo Salvador, cuja história de destruição e reconstrução está intimamente ligada ao período soviético, passando pela ilha Bolotnaya, onde fica a antiga Fábrica de Chocolate Outubro Vermelho e o polêmico monumento de Pedro, o Grande. Em seguida, caminharemos pelo famoso Parque Gorky e pelo Muzeon, também conhecido como Parque das Estátuas Caídas, onde poderemos ver diversos monumentos soviéticos que foram retirados de seus locais originais após o fim da URSS, incluindo estátuas raras representando Stálin e o monumento original de Felix Dzerjinsky que antes ficava na Praça Lubianka em frente ao edifício da KGB.
03
Dia 13 de Agosto, terça-feira, Moscou
Dedicaremos este dia à Praça Vermelha e seus arredores, onde conheceremos alguns dos principais monumentos da Rússia. Pela manhã, visitaremos o mausoléu de Lênin, onde o líder da Revolução de 1917 está embalsamado. Veremos ainda a Necrópole do Kremlin, que abriga os restos mortais de figuras ilustres da história soviética, como Stálin, Gagarin e Júkov.
Visitaremos ainda o centro comercial GUM, além do moderno Parque Zaryade. Após um passeio pelo centro da cidade, onde veremos a Rua Nikolskaya, a Praça Lubianka, a sede da antiga KGB, atual FSB, a loja de departamentos soviética Mundo das Crianças e o Teatro Bolshoi, seguiremos pelos Jardins de Alexandre para realizar a visita do Kremlin de Moscou.
No Kremlin, centro de poder da Rússia desde os tempos dos czares, passando pelo período soviético, até a atualidade, concentraremos nossa visita na Praça Velha. Nela, estão as principais catedrais da Rússia, datando dos séculos XV e XVI, incluindo o templo que abriga os restos mortais de grandes príncipes e czares, como Ivan, o Terrível, e o local de coroação dos Imperadores russos. Veremos ainda o maior canhão e o maior sino do mundo, além de passear pelos jardins da mais importante fortaleza da Rússia.
04
Dia 14 de Agosto, quarta-feira, Moscou
Em mais um dia de viagem, visitaremos o parque VDNKh, sigla para Exposição das Conquistas Econômicas Populares, um imenso complexo com mais de 70 pavilhões em estilo arquitetônico stalinista, construído inteiramente para sediar uma mostra dedicada à agricultura e outras atividades econômicas na URSS. Entraremos em diversos dos pavilhões monumentais, como os pavilhões nacionais, dedicados a ex-repúblicas soviéticas como Armênia, Cazaquistão e Bielorrússia, assim como aqueles que representavam ramos da economia. Além da visita a estes edifícios grandiosos, veremos as impressionantes fontes do parque, incluindo a icônica Fonte da Amizade dos Povos, além dos suntuosos jardins. Apreciaremos ainda, exposições dedicadas à conquista do Cosmos pela URSS,, além de uma imensa maquete de Moscou, por meio da qual poderemos compreender melhor a cidade. Finalmente, uma visita ao VDNKh não seria completa sem passar por mais dois marcos da arquitetura monumental soviética: o monumento do Operário e da Camponesa de Kolkhoz, de autoria de Vera Múkhina, e o obelisco de titânio aos Conquistadores do Cosmos.
05
Dia 15 de Agosto, quinta-feira, Moscou
Partiremos para os arredores de Moscou, onde visitaremos o parque Gorki Leninskie, totalmente dedicado ao líder máximo da Revolução de Outubro, Vladimir Lênin. No local, visitaremos três museus que contam a história do dirigente bolchevique: em primeiro lugar, o Museu de História Política, que apresenta o pensamento leninista; em seguida, a casa em que Lênin faleceu, onde conheceremos detalhes sobre os últimos anos de vida do líder revolucionário; e, finalmente, o Museu Escritório de Lênin, que apresenta uma reconstrução, com os móveis originais, dos apartamentos privativos e dos locais de trabalho utilizados pelo fundador da União Soviética no Kremlin. Passearemos ainda pelos extensos jardins do parque, onde Lênin costumava fazer suas tão apreciadas caminhadas. Como curiosidade, ainda veremos o carro que era utilizado por Vladimir Ilich para se locomover até o Kremlin, no centro de Moscou.
06
Dia 16 de Agosto, sexta-feira, Moscou e partida para Leningrado (São Petersburgo)
Manhã livre em Moscou
Na segunda metade do dia, visitaremos o Museu da Vitória, o mais importante museu dedicado à Grande Guerra Patriótica na Rússia. Lá conheceremos a história da Segunda Guerra Mundial pelo ponto de vista do fronte oriental. Descobriremos 6 dioramas representando as principais batalhas, como a de Stalingrado e o cerco de Leningrado, e caminharemos por salões memoriais grandiosos. Uma projeção na cúpula do edifício conta sobre a longa trajetória percorrida pela URSS para expulsar o invasor nazista. Há também uma exposição ao ar livre de equipamento militar, incluindo tanques, navios, aviões e até um trem blindado.
Ao fim do dia, tomaremos o trem noturno Flecha Vermelha para a antiga capital da Rússia, São Petersburgo, antiga Leningrado.
07
Dia 17 de Agosto, sábado, Leningrado
Neste dia, após nos instalarmos, faremos um passeio a pé e de metrô pelos principais pontos do centro histórico da capital imperial da Rússia, percorrendo, ainda, locais ligados à História da Revolução de Outubro, também conhecida como Revolução Russa. Nossa caminhada começa na Praça Lênin, onde está localizada a Estação Finlândia, famosa por causa do livro Rumo à Estação Finlândia do pensador americano Edmund Wilson. É nessa estação que Lênin chegou em abril de 1917 para mudar os rumos da Revolução. Após ver um dos trens originais que transportou Lênin, seguiremos rumo ao Cruzador Aurora, belonave símbolo do processo revolucionário de Outubro. Visitaremos, então, esse barco militar que foi uma peça chave da Revolução, tendo ainda participado de outros episódios da História da Rússia. Em seguida, faremos um curta caminhada até o Forte de São Pedro e São Paulo, passando por mais alguns pontos de interesse, como a Mesquita de São Petersburgo e a mansão da bailarina Kshesinskaya, que foi o primeiro quartel-general dos bolcheviques, em 1917. Na fortaleza, visitaremos o museu da prisão do bastião Trubetskoi, conhecida como a Bastilha da Rússia. Por suas celas, destinadas aos inimigos dos Czares, passaram inúmeras figuras ilustres, como Dostoyevsky, Gorky, Trotsky, Tchernishevsky e Alexandr Ulianov, irmão de Lênin.
No fim do dia, após um passeio pela Avenida Nevsky, a mais importante de São Petersburgo, iremos até o outro lado da cidade, para ver os jardins do Instituto Smolny, quartel-general bolchevique imortalizado na obra de John Reed. Passaremos ainda pelo Palácio Tauride, antiga sede da Duma, onde funcionaram, simultaneamente, o Governo Provisório e o Soviete de Petrogrado, constituindo o Poder Dual, durante o fatídico ano de 1917.
08
Dia 18 de Agosto, domingo, Leningrado
Começaremos o dia com um passeio, no qual veremos o monumento do Cavaleiro de Bronze, homenagem de Catarina, a Grande, para Pedro, o Grande e a Catedral de São Isaac, uma das mais grandiosas de São Petersburgo. Quem tiver disposição, poderá subir os 262 degraus até a colunada do templo, de onde se abre uma bela vista do centro de São Petersburgo. Em seguida, realizaremos a visita ao museu Hermitage, um dos maiores e o que possui o mais numeroso acervo do planeta. Localizado no antigo Palácio de Inverno dos Czares, o museu é simplesmente deslumbrante. Para além das salas palaciais, das importantes obras de arte, dos objetos históricos e arqueológicos, o Hermitage é parte integral da história da Revolução Russa. Conheceremos todas as facetas desta que é, sem dúvida, a principal atração da cidade de São Petersburgo.
Pela tarde, passearemos pelos belos Jardins de Verão e veremos o Campo de Marte, onde estão enterrados os mártires da Revolução. Visitaremos ainda a majestosa Catedral do Sangue Derramado, construída no exato local onde o Czar Alexandre II sofreu um atentado que lhe tiraria a vida, organizado por militantes do movimento narodnik Vontade do Povo.
Na madrugada deste dia, teremos mais um passeio opcional. Todas as noites, a partir da uma da manhã, as pontes sobre o Rio Neva começam a se abrir para permitir a passagem de grandes embarcações. No verão, esse espetáculo inusitado atrai diversos turistas que enchem o rio de barcos. Observaremos a abertura das pontes a partir de uma embarcação equipada com um bar e que percorrerá o rio durante cerca de 2 horas e 45 minutos, a partir das 23h50. O preço é a parte e inclui uma taça de espumante e acesso à uma área exclusiva do deque, de onde melhor se pode observar as pontes. O custo deve variar entre 20 e 30 euros por pessoa, de acordo com o número de interessados.
09
Dia 19 de Agosto, segunda-feira, Leningrado
Manhã livre.
Na hora do almoço, tomaremos um barco soviético Meteoro para cruzar o golfo da Finlândia até o complexo palacial de Petergoff, na beira do Mar Báltico. No caminho, poderemos observar a paisagem industrial do Porto de São Petersburgo. Chegando em nosso destino, além dos impressionantes interiores do Palácio de Verão dos Czares da Rússia, veremos os suntuosos jardins e suas fontes, que competem em grandiosidade com Versalhes. Conheceremos a história do local e de sua reconstrução ao longo de décadas, com destaque para o período de ocupação nazista, durante o Cerco de Leningrado, que deixou o complexo totalmente arruinado.
Após nosso retorno para São Petersburgo, teremos a possibilidade de uma visita opcional à Nova Holanda, uma ilha artificial criada por Pedro, o Grande, que ao longo da história já serviu como estaleiro, prisão e base militar, e hoje abriga um dos parques mais populares da cidade.
10
Dia 20 de Agosto, terça-feira, de Leningrado a Minsk
Partida pela manhã para Minsk em um voo a partir de São Petersburgo.
Após nos instalarmos no hotel e almoçarmos, faremos uma visita ao pequeno Museu do Primeiro Congresso do Partido Social-Democrata dos Operários da Rússia, predecessor do Partido Comunista. Em seguida, veremos a chama eterna na Praça da Vitória, um complexo monumental de arquitetura característica do período de Stálin. Em seguida, faremos uma pequena caminhada até o Museu Atelier Azgura, no local original onde trabalha um dos mais importantes escultores bielorrussos do realismo socialista. No museu, veremos dezenas de monumentos que foram utilizados principalmente como estudos para estátuas de figuras de destaque da história soviética e mundial, como Lênin, Stálin, Marx, Mao, Dzerjinsky e até mesmo figuras menos comumente representadas como Khruschov.
Ao fim do dia, visitaremos um símbolo da Belarus contemporânea, a monumental Biblioteca Nacional, um exemplo de como a arquitetura brutalista da URSS perdurou no país mesmo após 1991.
11
Dia 21 de Agosto, quarta-feira, Minsk
De manhã, faremos uma excursão pela imensa Fábrica de Tratores de Minsk, um legado vivo da União Soviética, que produz mais de três milhões de tratores por ano. Além de conhecer a história da fábrica, em seu museu, caminharemos pelas ruas do interior do complexo que formam uma verdadeira cidadela. Teremos ainda a oportunidade de entrar nos galpões e observar de perto as linhas de produção em pleno funcionamento.
Após o almoço, visitaremos o Museu da Grande Guerra Patriótica, dedicado à história de Belarus e da União Soviética na Segunda Guerra Mundial. Em seguida, faremos um passeio pelo centro da cidade de Minsk, observando os principais pontos, incluindo marcos da arte urbana e da arquitetura soviéticas. Caminharemos ainda pela Avenida Lênin, onde se localiza o mais longo complexo arquitetônico stalinista do mundo, fruto da reconstrução de Minsk no pós-guerra. Teremos a oportunidade de ver monumentos de Félix Dzerjinsky e Vladimir Lênin no caminho.
Opcionalmente, podemos terminar o dia na região da Vulitsa Brazilia, como foi nomeado um festival de arte urbana contemporânea com grande participação de artistas brasileiros e que revitalizou essa parte fabril da cidade. Lá, há vários bares e restaurantes da moda.
12
Dia 22 de Agosto, quinta-feira, Linha Stálin, Khatyn e Kurgan da Glória
Dedicaremos este dia de passeio pelos arredores de Minsk à história da Grande Guerra Patriótica em Belarus, começando pelo sistema defensivo anterior à invasão alemã, seguindo pelo período de ocupação do país, para terminar com a libertação pelo Exército Vermelho.
Nossa primeira parada será a Linha Stálin, um parque temático construído no local em que estava localizada a primeira linha de defesa da URSS antes de 1939. Além de visitar bunkers e outros sistemas defensivos originais, veremos uma série de armamentos e equipamentos usados durante o conflito. Em seguida, vamos até o Memorial Khatyn, que relembra a história da destruição de uma vila (entre milhares de outras) e todos os seus habitantes pelas forças de ocupação hitleristas e cuja memória foi imortalizada em um dos maiores filmes de guerra soviéticos, “Vá e Veja”. Terminaremos o dia no Monte da Glória, ou Kurgan da Glória, um memorial militar que comemora a eliminação de um bolsão de tropas alemãs durante a Operação Bagration, uma das maiores de toda a guerra, e que garantiu a libertação de Belarus, após a ocupação que exterminou um quarto de sua população.
Retorno à Minsk, onde passaremos a noite.
13
Dia 23 de Agosto, sexta-feira, Mir, Novogrudok e Grodno
Saída de manhã cedo em uma van rumo à Grodno, um dos centros urbanos de Belarus na fronteira com a Polônia.
No caminho, faremos duas paradas. Primeiramente, visitaremos Mir, pequena cidade que abriga um castelo considerado Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO. A fortificação do início da Era Moderna remonta ao período no qual a maior parte do que hoje é Belarus era dominada por uma das potências da época, a República das Duas Nações, ou Comunidade da Polônia e Lituânia. Na visita ao castelo, atravessaremos toda a conturbada história da região, passando pelo domínio polonês, pelas invasões napoleônicas e, inclusive, pelo período da II Guerra, quando o local foi convertido em um gueto para judeus pelos nazistas.
Em seguida, faremos uma parada em Novogrudok. Essa cidadezinha, assim como Mir, tem uma história importante ligada à comunidade judaica. Nela, além de um antigo castelo, visitaremos o Museu da Resistência Judaica.
No fim do dia, chegaremos em Grodno, na fronteira com a Polônia.
14
Dia 24 de Agosto, sábado, Grodno, Belovejskaya Puscha e Brest
Pela manhã, realizaremos um passeio pelos principais pontos da cidade de Grodno.
Na segunda metade do dia, visitaremos um parque florestal que talvez seja mais conhecido por ter sido o local de assinatura dos acordos que dissolveram a União Soviética, o parque de Belovezhskaya Puscha. Este que é o principal Parque Natural de Belarus é o lar dos últimos bisões da Europa, sendo a única região florestal original restante daquela floresta que um dia cobriu quase a totalidade do continente. Faremos um passeio guiado pelo parque que inclui uma visita ao Museu de História Natural da reserva.
No fim do dia, seguiremos para Brest, onde passaremos a noite.
15
Dia 25 de Agosto, domingo, Brest e retorno a Minsk
Pela manhã, visitaremos a impressionante Fortaleza de Brest, um dos principais monumentos ligados à História da Grande Guerra Patriótica em toda a antiga União Soviética. Porém, antes ainda, durante a Primeira Guerra Mundial, a fortaleza, foi o local da assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, importante episódio da história da Revolução e da Guerra Civil Russas. Localizada bem na fronteira com a Polônia, a fortaleza também foi um dos primeiros locais atacados pelos alemães durante a Operação Barbarossa, em 1941. Ainda assim, a guarnição soviética resistiu por oito dias, com alguns focos de resistência se prolongando por semanas, mesmo depois dos alemães terem afastado a linha do fronte centenas de quilômetros para dentro da União Soviética. Conheceremos detalhadamente essa história no museu do forte e veremos os imensos monumentos que formam esse complexo memorial.
Após o almoço, retornaremos para Minsk, capital de Belarus.
Noite livre em Minsk.
16
Dia 26 de Agosto segunda-feira, de Minsk a Moscou
Retorno pela manhã para Moscou em um voo a partir de Minsk.
O resto do dia em Moscou será livre.
17
Dia 27 de Agosto, terça-feira, Partida de Moscou
Em nosso último dia, ofereceremos transporte ao aeroporto para aqueles que adquiriram o voo sugerido a partir de Moscou.