Cuba (Janeiro 2025)
$1699
/ Valores em Euros (parcelamento em até 10x sem juros)
- 12 Dias
- 16+
Roteiro
01
Dia 17 de janeiro, quarta-feira, Chegada em Havana
Chegada em Havana e traslado para a hospedagem. Jantar de boas-vindas.
Hotel Miramar, Plano CP
02
Dia 18 de janeiro, quinta-feira, Havana
Passeio por Habana Vieja, região central da cidade, onde estão alguns dos principais monumentos do período colonial. Nossa caminhada terá início no Capitólio Nacional de Cuba e seguindo pela famosa Calle Obispo. Poderemos também vislumbrar uma pérola do estilo Art-Decó, o opulente Edífício da Bacardi, que pertencia a oligarcas que fugiram do país após a Revolução.
Visita a quatro praças históricas da capital cubana: a Plaza de Armas, berço da cidade; a Plaza de la Catedral, que leva esse nome por causa do grandioso templo em estilo colonial; a charmosa Plaza Vieja e, finalmente, a Plaza de San Francisco de Asís, na região do porto de Havana. Veremos ainda, o Museu 28 de Setembro dos Comitês de Defesa da Revolução, pequeno, porém rico em informações sobre o processo revolucionário cubano.
No fim do dia, passearemos pelo maior mercado de artesanato do país, o Mercado de San José.
Hotel Miramar, Plano CP
03
Dia 19 de janeiro, sexta-feira, Havana
Passeio pelo Hotel Nacional de Cuba, considerado um dos mais luxuosos do país.
Conheceremos as histórias do período em que o hotel foi usado como base para a máfia ítalo-estadunidense que controlava os cassinos e as atividades ilícitas na ilha, como imortalizado no clássico filme O Poderoso Chefão II. Era no Hotel Nacional que o infame gangster Charles Lucky Luciano promovia reuniões e onde o crooner Frank Sinatra se apresentava para os figurões da máfia.
Percorreremos os túneis e trincheiras que até hoje existem no hotel e que foram utilizados para proteção e refúgio durante a Crise dos Mísseis de 1962, provavelmente, o momento de maior tensão da Guerra Fria.
Em seguida, visitaremos o Instituto Cubano de Amizade dos Povos, onde conversaremos com os colaboradores da organização sobre questões econômicas do país.
Pela tarde, faremos um passeio pela Universidade de Havana, seguida de uma visita ao Hotel Habana Libre, antigo Hotel Hilton que, pouco tempo após a inauguração, foi expropriado pela Revolução e se tornou quartel-general das forças revolucionárias. Veremos ainda o cinema Cine Yara, a célebre Sorveteria Coppelia e o Edifício Focsa, cuja arquitetura inspirou a construção dos edifícios da Nova Arbat (antiga Avenida Kalinin), em Moscou, no período soviético.
Noite de salsa no famoso Bar Turquino, no último andar do Hotel Habana Libre. (consumação não-incluída)
Hotel Miramar, Plano CP
04
Dia 20 de janeiro, sábado, Havana
Visita ao Museu da Revolução, no antigo palácio presidencial que serviu aos presidentes de Cuba até o fim do governo de Fulgêncio Batista e que hoje sedia uma exposição sobre o processo revolucionário cubano. Nas proximidades, também conheceremos o Memorial Granma, onde está exposto o lendário iate que transportou Fidel Castro e seus companheiros do México para Cuba, em 1956.
Visita ao outro lado da baía, onde veremos a casa de Che Guevara na Fortaleza de San Carlos de La Cabaña. Também será possível subir até o monumento do Cristo de Havana, de onde há uma vista privilegiada da capital cubana.
Pela noite, assistiremos a cerimônia diária do cañonazo na fortaleza, quando tradicionalmente é disparado um tiro de canhão.
Hotel Miramar, Plano CP
05
Dia 21 de janeiro, domingo, Havana
Visita ao Museu da Alfabetização, onde aprenderemos sobre as conquistas da Revolução no campo da Educação.
Passeio pela Plaza de La Revolución, onde veremos os emblemáticos painéis que retratam o Comandante Che Guevara e Camilo Cienfuegos. Em seguida, poderemos apreciar o Memorial José Martí, localizado na mesma praça, que homenageia o filósofo símbolo da independência cubana.
Visita ao Centro Fidel Castro Ruz para conhecer a história deste que figura entre os maiores revolucionários da América Latina.
Em seguida, passeio pela parte moderna de Havana, onde caminharemos pela 5ª Avenida e conheceremos o bairro de Vedado, com uma parada para conhecer a icônica Casa de las Americas, instituto que promove intercâmbios culturais e científicos entre os países latino-americanos. Veremos ainda, a Tribuna Anti Imperialista José Martí, instalada em frente à Embaixada dos Estados Unidos em Cuba.
Hotel Miramar, Plano CP
06
Dia 22 de janeiro, segunda-feira, Baía dos Porcos e Praia em Punta Perdiz
Partida rumo à Cienfuegos, “a pérola do Caribe”. No caminho, parada na Baía dos Porcos, na Praia Giron. Lá, conheceremos a história da tentativa de invasão da ilha de Cuba por contra-revolucionários armados pela CIA, no Museu da Intervenção (Museo Playa Girón).
Depois de uma tarde de descanso na praia en Punta Perdiz, seguiremos para Cienfuegos, onde passaremos a noite.
Hotel Rancho Luna, Plano TI (jantar incluído)
07
Dia 23 de janeiro, terça-feira, Cienfuegos
Pela manhã, visitaremos uma escola primária e faremos uma caminhada pela belíssima orla de Cienfuegos, uma das cidades mais charmosas e encantadoras da ilha, e visitaremos o Palácio del Valle, um dos mais bonitos da cidade . Fundada por colonizadores franceses no século XIX, o estilo arquitetônico típico da cidade contrasta com as peculiaridades da arquitetura espanhola predominante na ilha.
Passearemos pelo seu centro histórico e conheceremos seus principais pontos turísticos.
Passaremos a noite em Cienfuegos.
Hotel Rancho Luna, Plano TI (jantar incluído)
08
Dia 24 de janeiro, quarta-feira, Trinidad
Pela manhã, partida para Trinidad, cidade colonial no sul da ilha de Cuba.
Passeio pelo centro histórico, incluindo visita à Plaza Mayor de Trinidad.
Mergulharemos no passado colonial cubano durante a visita ao Valle de los Ingenios, onde funcionou o centro de produção açucareira, entre os séculos XVIII e XIX. A principal atração da região é a Fazenda Iznaga e sua imponente Torre Manaca Iznaga.
Aqueles que tiverem coragem poderão se aventurar na tirolesa construída ao longo do vale. (Custo não incuído)
Pela noite, visita a um Comitê de Defesa da Revolução, organismo participativo comunitário cujo principal objetivo é a envolver os cidadãos nas questões relevantes da vida pública e política cubana, bem como atuar nas áreas de saúde e educação.
Pernoite em Trinidad.
Hotel Las Cuevas, Plano MAP
09
Dia 25 de janeiro, quinta-feira, Trinidad e Playa Ancón
Dia de praia, com merecido descanso na Playa Ancón, no Mar do Caribe.
Noite livre e pernoite em Trinidad.
Hotel Las Cuevas, Plano MAP
10
Dia 26 de janeiro, sexta-feira, Santa Clara
Visita à cidade de Santa Clara. A principal atração que veremos é o Mausoléu de Che Guevara, onde estão os restos mortais do revolucionário latino-americano, além de 29 de seus companheiros de guerrilha que pereceram na Bolívia, em 1967. Veremos ainda a Loma del Capiro e o monumento à Batalha de Santa Clara, dois lugares chave para as operações militares da Revolução, onde veremos, por exemplo, os vagões de trem originais que foram palco daquela que foi a batalha mais decisiva da Revolução Cubana e que abriu o caminho para Havana.
Pela tarde, visita a uma CNA, Cooperativa No Agropecuaria.
Pernoite em Santa Clara
Hotel América, Plano CP
11
Dia 27 de janeiro, sábado, Dia do Aniversário de José Martí em Havana
Retorno para Havana.
Pela noite, participaremos das festividades em homenagem ao dia de aniversário do revolucionário cubano José Martí, com destaque para a cerimônia das tochas partindo da escadaria da Universidade de Havana.
Hotel Miramar, Plano CP
12
Dia 28 de janeiro, domingo, Partida de Havana
Partida de Havana.
Sigla para os Hotéis:
MAP: Alojamento, café da manhã, almoço ou jantar (2 NOITES)
TI: Alojamento, café da manhã, almoço, jantar e bebidas (2 NOITES)
CP: Alojamento e café da manhã (7 NOITES)
13
Opcional
Três dias extras em um hotel com tudo incluído em Varadero. (custo adicional de €450,00 euros). Retorno para o Brasil no dia 31 de janeiro.