Alemanha
$2899
/ Valores em Euros (parcelamento em até 6x sem juros)
Roteiro
01
Dia 2 de dezembro, sábado, Berlim
Chegada em Berlim e transfer do aeroporto.
Jantar de Boas-Vindas com comida e bebidas inclusas (A depender do horário de chegada, o jantar de boas-vindas será transferido para o almoço do dia seguinte).
02
Dia 3 de dezembro, domingo, Berlim Oriental, capital da DDR
Nossa jornada pela República Democrática da Alemanha, um país que já não é, começa por sua capital, um dos maiores epicentros da Guerra Fria, Berlim Oriental. A metrópole alemã é um dos destinos favoritos daqueles que visitam a Europa, mas, em nossa viagem, pretendemos ir além das atrações turísticas tradicionais e mergulhar no passado socialista da cidade, do qual ainda restam tantas marcas.
Neste primeiro dia, começaremos visitando o Marx Engels Forum, onde encontraremos as estátuas recém-restauradas dos autores do Manifesto Comunista. Em seguida, conheceremos a maior jóia cultural da DDR, a Ilha dos Museus, onde estão localizados os principais museus de toda a Alemanha. Faremos uma visita àquele que talvez seja o mais importante e grandioso deles, o Pergamon Museum. Continuaremos nossa jornada em direção à rua Unter den Linden, descobrindo, pelo caminho, alguns detalhes arquitetônicos que nos remetem aos tempos do socialismo, escondidos na metrópole, além de um memorial de guerra soviético e daqueles marcos mais tradicionais da cidade, como o Portão de Brandemburgo e o Reichstag, além do Checkpoint Charlie, que servia de posto de controle na passagem entre os setores soviético e ocidentais.
03
Dia 4 de dezembro, segunda-feira, Berlim Oriental
Em nosso segundo dia, faremos um passeio a pé e de metrô por Berlim Oriental, começando no imponente monumento, que foi ameaçado recentemente de ser derrubado, em homenagem ao líder histórico do KPD (Partido Comunista da Alemanha) Ernst Thalmann. Seguiremos até a Praça Rosa Luxemburgo, apreciando a arquitetura característica do Bloco Oriental, de onde seguiremos para a Karl-Marx-Allee, antiga Stalinallee, avenida concebida para ser o símbolo máximo do urbanismo socialista. Lá, faremos uma pausa para o almoço em um café do período socialista (refeição não incluída), onde poderemos conhecer melhor a história desta avenida. Seguiremos em nossa caminhada, conhecendo alguns pontos históricos de Berlim Oriental, como a antiga Leninplatz e três pérolas do modernismo socialista, o Cafe Moskau, o Kino International e a Haus des Lehrers, além do restante do complexo arquitetônico de Alexanderplatz. Terminaremos o dia visitando aquele que é, provavelmente, o maior ícone arquitetônico da DDR, a Torre de TV, de onde poderemos apreciar o pôr do sol de Berlim.
04
Dia 5 de dezembro, terça-feira, Potsdam
Nossa primeira incursão pelos arredores de Berlim será até a palacial Potsdam, cujo nome ficou gravado na História graças à Conferência que reuniu os líderes das Três Grandes Potências Aliadas, Stálin, Truman e Churchill (depois Attlee). Não é um exagero dizer que lá foi decidido o futuro da Europa em particular e do mundo no geral. Nossa primeira parada é o Museu da Força Aérea Alemã de Berlin-Gatow, por onde chegaremos por meio de uma rota pitoresca, cruzando de barco o lago Wannsee. Chegando lá, veremos algumas aeronaves raras, incluindo modelos soviéticos e da Alemanha Oriental. Em seguida, nos dirigiremos ao Palácio de Cecilienhof, onde foi sediada a Conferência de Potsdam e que até hoje possui um jardim reconstruído por soldados soviéticos, logo ao fim do conflito Lá, visitaremos os interiores do palácio e uma exposição dedicada à conferência das forças aliadas.
05
Dia 6 de dezembro, quarta-feira, Berlim Oriental
Dedicaremos este dia à vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Nossa primeira parada é o Museu Berlin-Karlshorst, que até 1994 era chamado de museu Germano-Russo e era administrado como uma filial do Museu Central das Forças Armadas de Moscou. Nesse local, em 8 de maio de 1945, ocorreu a formalização da capitulação da Alemanha Nazista e o edifício ainda sediaria o comando das forças soviéticas de ocupação nos anos que se seguiram. Em seguida, rumaremos para o lendário memorial de Treptower Park, sem dúvida, o mais grandioso monumento soviético fora das antigas fronteiras da URSS. Nele, estão sepultados 7 mil dos 80 mil soldados soviéticos que tombaram na Batalha de Berlim. O complexo memorial impressiona por sua grandiosidade, cimentada no característico estilo arquitetônico stalinista.
Pela tarde, cruzaremos esta que é um dos símbolos da Guerra Fria, a Ponte de Oberbaumbrucke, que servia de passagens entre Berlim Oriental e Ocidental, e veremos o que restou do Muro de Berlim na East Side Gallery. Seguiremos, então, para o museu do Palácio das Lágrimas, para nos aprofundarmos na história do fluxo entre as Berlins Oriental e Ocidental.
Terminaremos o dia em uma Casa de Chá Tajique, que foi montada especialmente pela URSS para a famosa Feira de Leipzig e mais tarde transferida para Berlim. Lá, degustaremos chá com docinhos à maneira russa, com direito a um samovar e à vodka!
06
Dia 7 de dezembro, quinta-feira, Seelow e Eisenhüttenstadt
Neste dia, iremos até três cidades próximas da fronteira com a Polônia. Em Seelow, visitaremos um memorial de guerra que contém uma reprodução do centro de comando de campanha do Marechal Júkov, principal comandante soviético da Segunda Guerra, além de túmulos de soldados soviéticos e de armamento original dos anos 1940, como tanques T-34 e foguetes Katyusha. Em seguida, seguiremos para a antiga cidade modelo stalinista de Stalinstadt, atual Eisenhuttenstadt. A vila foi construída ao redor de grandes plantas metalúrgicas e, após a morte do líder soviético, passou a levar seu nome. Lá, descobriremos a história dessa que foi “a primeira cidade socialista da Alemanha”, uma das vitrines da antiga DDR, passeando pelas ruas planejadas de seu centro, apreciando monumentos socialistas e visitando o Museu da Utopia, dedicado ao passado da vila.
Retornaremos a Berlim no fim do dia.
07
Dia 8 de dezembro, sexta-feira, Berlim Oriental
Em nosso último dia de passeio por Berlim Oriental, visitaremos alguns locais históricos relacionados à história da DDR. Pela manhã, faremos uma visita pelo Museu Prisão da STASI, também chamado de Memorial Berlin-Hohenschönhausen. Em seguida, vamos ao cemitério de Friedrichsfelde, onde estão enterrados Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, além de outros comunistas célebres como Walter Ulbricht e Wilhelm Pieck. É até este local que, todos os anos, os representantes dos movimentos socialistas alemães fazem uma marcha, no dia 15 de janeiro, que marca o assassinato dos líderes espartaquistas, durante o levante de 1919. Pela tarde, visitaremos o Museu STASI, localizado no prédio que sediava o Ministério para Segurança do Estado da Alemanha Oriental e que até hoje preserva a mobília original do período da Guerra Fria, criando um clima de retorno a este conturbado passado.
08
Dia 9 de dezembro, sábado, Sachsenhausen
Nossa terceira jornada pelos arredores da capital alemã nos levará à pequena Oranienburg que, apesar de ser uma vila aparentemente pacata, sediou um dos infames campos de concentração nazistas, o campo de Sachsenhausen-Oranienburg. Além de uma maioria de prisioneiros de guerra soviéticos, nesse local alguns estrangeiros famosos cumpriram pena durante a Guerra, mais notadamente, Yakov Djugashvili, o filho de Stálin que havia sido capturado em batalha e Francisco Largo Caballero, líder republicano da Espanha que levava a alcunha de Lênin espanhol. É lá que os métodos de execução em massa foram aperfeiçoados pelos nazistas e onde as primeiras câmaras de gás foram testadas. Após 1945, o campo chegou a ser utilizado como prisão pela NKVD, o serviço de segurança da União Soviética, mas logo foi convertido em um memorial pelas autoridades da DDR.
09
Dia 10 de dezembro, domingo, Wünsdorf-Waldstadt
Em nossa última day-trip a partir de Berlim para nos lançar em uma jornada pelo interior da pequena República Democrática da Alemanha. Nosso primeiro destino é a cidade histórica de Dresden, mas antes, faremos uma parada em Wunsdorf-Waldstadt. Nesta cidade desconhecida da maioria dos turistas comuns, estavam baseados os oficiais soviéticos das forças que o Exército Vermelho manteve estacionadas no país até o início da década de 1990. A vila, hoje em grande parte arruinada, pode nos revelar algumas surpresas em meio ao abandono. Nela, poderemos ver um dos raros monumentos a Lênin que ainda segue em pé na Alemanha, além de bunkers e outras estruturas negligenciadas, porém grandiosas. Visitaremos ainda o Museu Estrela Vermelha, dedicado à história das guarnições soviéticas estacionadas na Alemanha durante a Guerra Fria
Ao fim da tarde, retornaremos à Berlim.
10
Dia 11 de dezembro, segunda-feira, Dresden
Partida de trem, pela manhã, para Dresden, a jóia da Saxônia. Quem observa suas imponentes construções à beira do Rio Elba não pode imaginar que essa foi uma das cidades mais intensamente bombardeadas da Segunda Guerra Mundial. Os intensos bombardeios promovidos pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos ainda hoje são alvo de controvérsia, atingindo uma cifra de até 25 mil mortos. A reconstrução começou imediatamente, no Pós-Guerra, porém Dresden levaria décadas para recuperar a majestade do passado. Começaremos o dia fazendo um passeio a pé pelo centro histórico, onde poderemos apreciar a vista dos suntuosos palácios, templos e teatros da antiga capital da Saxônia.
Pela tarde, visitaremos o interior da pérola modernista da cidade, o Kulturpalast, irmão gêmeo do, infelizmente destruído, Palácio da República de Berlim. Hoje, após anos de renovação, o Kulturpalast sedia a Filarmônica da cidade, uma Sala de Concerto, um cabaret de comédia, além de restaurantes. Sua fachada exibe o imenso mural “O Caminho da Bandeira Vermelha”, retratando importantes cenas da história do socialismo na Alemanha. De acordo com o calendário, podemos aproveitar para assistir a um espetáculo no esplêndido auditório do Palácio da Cultura ou assistir a um espetáculo na opulente ópera da cidade (ingressos à parte).
11
Dia 12 de dezembro, terça-feira, Chemnitz (Karl-Marx-Stadt) e Leipzig
Day-Trip de Dresden para a antiga cidade de Karl-Marx-Stadt, atual Chemnitz. Neste modesto centro urbano, renomeado para homenagear o autor de O Capital e do Manifesto Comunista, visitaremos aquele que é, provavelmente, o mais belo memorial dedicado ao filósofo alemão. Ainda durante a manhã, passearemos pelas ruas da cidade industrial, que levam as marcas das tantas mudanças históricas do século XX, tendo se adaptado com dificuldade à transição para o capitalismo.
Pela tarde, visitaremos o Kosmonautenzentrum Sigmund Jähn, um centro de divulgação de ciências aeroespaciais dedicado ao primeiro cosmonauta alemão, muito conhecido no Ocidente por ter sido parte da trama ficcional do filme “Adeus, Lênin”.
Última noite em Dresden.
12
Dia 13 de dezembro, quarta-feira, Leipzig
Partida de manhã para Leipzig, cidade com uma história que remonta a séculos. Famosa por sediar, desde a Idade Média, a antiga Universidade Karl Marx (Universidade de Leipzig) e a Feira de Comércio, mas também por ter sido palco da Batalha das Nações, em 1813, e por abrigar a Catedral de Bach, Leipzig foi um dos principais centros da República Democrática Alemã. Faremos um passeio pelos principais pontos de Leipzig, incluindo o antigo Museu Dimitrov, dedicado ao revolucionário búlgaro que ficou conhecido como o Leão de Leipzig graças a sua atuação frente a um tribunal nazista na cidade, pelo qual foi acusado de participar do incêndio do Reichstag. Vislumbraremos ainda o colossal Monumento das Nações, conhecido no período socialista como Monumento Russo-Germânico de Irmandade de Armas.
Noite em Leipzig
13
Dia 14 de dezembro, quinta-feira, Leipzig
Neste segundo dia em Leipzig, pela manhã, visitaremos a cidade satélite de Halle Neustadt, concebida para ser a cidade socialista do futuro, mas cujo projeto perdeu importância após o afastamente de Walter Ulbricht do poder. Após passear este centro urbano planejado, retornaremos para Leipzig, onde conheceremos o Museu da STASI local. Teremos o fim de tarde livre para explorar nossa última parada na Alemanha Oriental.
De noite, conforme a disponibilidade, é possível assistir um espetáculo na impressionante sala de concertos Gewandhaus de arquitetura modernista socialista e jantar no restaurante de comida da DDR Gaststätte Kollektiv (espetáculos e refeições não incluídas).
14
Dia 15 de dezembro, sexta-feira, Berlim
Partida pela manhã para Berlim de trem.
Dia livre em Berlim.
15
Dia 16 de dezembro, sábado, Berlim
Em nosso último dia, ofereceremos transporte até o aeroporto para aqueles que adquiriram os voos sugeridos.